sexta-feira, 2 de abril de 2010

O goleiro Bruno e o Dia Internacional da Mulher



Antes de tudo, gostaria de parabenizar as mulheres pelo dia 8. E muito mais que isso, por tudo o que a mulher tem conquistado nessa sociedade extremamente machista. Mas estas breves palavras vão para mulheres e homens. Quem acompanha futebol sabe que o atacante Adriano não anda em boa fase novamente. Na última semana, discutiu com a atual noiva, e além de agressão verbal, parece que houve também empurrões e outras coisas mais. Foi aí então, que o goleiro Bruno (mais novo advogado do Adriano) saiu em defesa do companheiro: “Quem é que nunca saiu na mão com uma mulher?” A declaração repercutiu como uma bomba.
Minha gente, jogadores de futebol são como artistas em um palco. São pessoas influentes, formadoras de opinião. E talvez esta tenha sido a declaração mais infeliz do Bruno em toda sua vida. Muitas crianças têm o Bruno como referência, algumas podem crescer achando que mulher tem que apanhar porque o Bruno diz que “sai na mão” com elas. O que significa isso, minha gente?! Até porque, o Bruno tem como presidente do seu clube uma mulher.
Pois é, a declaração foi em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Quer ocasião melhor que essa? Perfeita! Mas aposto que, se realmente o Bruno sai na mão com uma mulher, não tem a mínima coragem de sair na mão com um homem. Será que quando o assunto é homem ele é todo machão?! Tenho minhas dúvidas. Simplesmente covarde. Talvez seja apenas nisso que ele leve vantagem contra as mulheres. Talvez não saiba ser gentil, talvez não saiba ser generoso, talvez não seja humano. Porque para mim, essa atitude é de um selvagem.
Porém, nem tudo está perdido. Para esse tipo de pessoa existe a Lei Maria da Penha, que defende as mulheres contra agressões desse tipo. Acho que a música da Alcione, Maria da Penha, é perfeita para a ocasião, diz melhor que eu. Aí vai um trecho:
“... bater em mulher é onda de otário,
não gosta do artigo, meu bem, sai logo do armário.
Não quer se dar mal, se contenha, sou fogo onde você é lenha,
não manda seu casco, que eu te tasco a Maria da Penha.
Se quer um conselho, não venha com essa arrogância ferrenha
vai dar com a cara, bem na mão da Maria da Penha.
Comigo não, violão... (vamos evitar confusão)”.
Ainda bem que existem homens que sabem como tratar uma mulher, porque também querem ser bem tratados. O ser humano regride, regride e regride. O caso não é apenas a violência contra a mulher. Estamos, acima de tudo, tratando de gente como a gente. É preciso rever alguns conceitos. E o Bruno como “advogado do Adriano”, é um razoável goleiro.
Por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário